Grupo Folclórico

O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Fermentões surgiu a 23 de Junho de 1973 no Festival de Roldes desta Freguesia. Desde essa data, tem vindo a dar a conhecer, de Norte a Sul de Portugal, e além fronteiras, os usos, os costumes e tradições das gentes da freguesia.

Fermentões é uma localidade situada a 3 km do centro de Guimarães, terra de grandes tradições culturais e religiosas, marcada ainda por uma forte componente agrícola.

Chulas, Malhões e Viras são as danças típicas da região que este Grupo Folclórico representa, a região do Baixo-Minho (Ave). Os seus trajes, representativos do séc. XIX, são considerados os mais puros e genuínos da sua região: o traje de romaria ou da ribeira, de noivos, de luxo, ir á missa, o traje de campo e de feira. Em 1977, foi concretizada a integração deste grupo na Federação do Folclore Português.

Tem tido várias atuações em festivais nacionais e internacionais, e em inúmeras festas e romarias que se realizam por todo o país, e também no estrangeiro, nomeadamente Espanha, França, Bélgica e Brasil.

Organiza o seu Festival de Folclóre no primeiro sábado de Setembro, que está integrado na Festa do Agricultor, uma das maiores festas etnográficas do norte do país.

Deixe uma resposta

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>