Café Concerto

Para terminar as celebrações do 38 aniversário, a Casa do Povo realizou uma vez mais um Café Concerto no passado dia 30 de Janeiro, no seu renovado Salão Nobre. O evento serviu também para inaugurar a requalificação dos espaços que foram intervencionados no ambito do Projeto ON2 Novo Norte

 O Projeto NORTE-07-0765-FEDER-000353 – Instalação de Sistema Solar Térmico e Fotovoltaico e Obras de Correcção foi um dossier submetido à ON2 (Novo Norte) em 2010,  aprovado em 2013 com uma comparticipação de 70% do valor elegível por parte da entidade promotora ( a fundo perdido), sendo a Casa do Povo de Fermentões  responsável por 30% do valor total da obra e pelo valor não elegível. Este consistia na requalificação de alguns espaços, no que diz respeito a janelas, telhados e paredes de forma a dotá-los das melhores condições de isolamento térmico, para que depois de instalados o sistema solar térmico e o sistema fotovoltaico se posso atingir a  “Classe B” do Sistema de Certificação Energética e Qualidade do Ar Interior (SCE).

Com esta obra, que além do mais, permitiu a substituição dos telhados de amianto, preve-se uma poupança da energia térmica necessária na ordem dos 75%, além da diminuição do consumo de electricidade e diminuição de emissão de CO2.
O custo total da operação foi de 260.461,06€, sendo elegíveis 233.389,50€.
Os trabalhos iniciaram-se em Agosto de 2014, tendo sido inaugurados então no dia da celebração do aniversário da Casa do Povo, e contou para alem de outra figuras da freguesia, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr.Domingos Bragança. Uma noite de gala, num salão cada vez mais nobre, que se iniciou com os discursos do Presidente da Casa do Povo, Sr.José Fernandes, de seguida tomou a palavra o Presidente a Junto, terminando este protocolo com o discurso do Presidente da Câmara Dr.Domingos Bragança.

No que toca ao espetáculo em si, a noite começou com a atuação dos alunos da Academia Valentim Moreira de Sá, um registo diferente, carregado de cultura e simbolismo. O resto da noite, ficou a cargo do animador Ricardo vieira, que começa já a ser um veterano nestas andanças, mas que consegue impor sempre um ritmo fervescente e contagiante nos presentes.

Deixe uma resposta

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>