CATL/Crescer Agindo

O Centro de Atividades de Tempos Livres nasce da preocupação da nossa instituição em dar resposta há necessidade de ocupar as crianças e jovens, durante o período de trabalho de seus familiares, tendo em vista o seu desenvolvimento integral e a sua inserção na comunidade.

 

A diversidade de atividades que oferecemos e pelo acompanhamento que dispensamos, sobretudo às crianças e jovens,  tornam-se uma resposta social cada vez mais procurada pela comunidade.

Assim, a Casa do Povo tem em relação a esta modalidade, uma grande preocupação quanto à qualidade técnica que deve revestir o atendimento nesta valência, garantindo a adequação dos programas às características e interesses das crianças, dos jovens, das famílias e da Comunidade.

O Centro de Actividades de Tempos Livres destina-se a proporcionar actividades de lazer a crianças a partir dos 6  anos e aos jovens até aos

10 anos, de ambos os sexos, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares e de trabalho.

Partilhando destas mesmas preocupações, nasce dentro do CATL,  o “CRESCE AGINDO”.

Procuramos que cada criança/jovem encontre aqui seu espaço, de crescer livremente, e onde encontra um atendimento personalizado, onde lhe é permitido crescer de forma integral, a nível psicossocial, cognitivo e mais que tudo afectivo, proporcionando formas para que se torne num cidadão autónomo, livre e solidário.

​CRESCER É

Ser cada dia um pouco mais nós mesmos…..
Dar espontaneamente sem cobrar inconscientemente…
Aprender a ser feliz de dentro para fora…
Buscar no próximo um meio de nos prolongarmos…
Sentir a vida na natureza…
Entender a morte como natural da vida…
Conseguir a calma na hora do caos..
Ter sempre uma arma para lutar e uma razão para ir em frente..
Saber a hora exata de parar e buscar um algo novo..
Não devanear sobre o passado, mas trabalhar em cima dele para o futuro..
Reconhecer nossos erros e valorizar nossas virtude..
Conseguir a liberdade com equilíbrio para não sermos libertinos…
Exigir dos outros, apenas o que nós damos a eles…
Realizar sempre algo edificante..
Ser responsável por nossos atos e por suas consequências..
Entender que temos o espaço de uma vida inteira para crescer…
Nos amarmos para que possamos amar os outros como nós mesmos…
Assumir que nunca seremos grandes,mas que o importante é estar sempre em crescimento.

 ” E fácil criar um espaço acolhedor que nos faça sentir bem… Difícil e despertar a vontade de voltar”
Andreia Vanessa (Gestora)

“No crescer agindo aprendi,cresci,partilhei,brinquei,confidenciei amei,chorei,ri,sonhei…Acima de tudo vivi!! Vivi aqueles que ate hoje guardo como os melhores anos da minha vida…Deste lugar levei para a vida o mais importante do mundo… O AMOR da minha vida e a AMIZADE de pessoas que sempre fizeram tudo por mim e que ainda hoje são AQUELES amigos do coração! Agradeço a todos por tudo, em especial a Carla a quem devo muito e que ainda hoje e uma das minhas AMIGAS mais especiais”
Telma Nunes (medicina)

“O crescer agindo para mim foi onde encontrei das melhores coisas do mundo: Amor,amizade,carinho cooperação e compreensão”​

Luis Pereira (professor desporto)

“O crescer agindo e crescer da melhor maneira possível. E o local onde ou estamos aprender ou a divertir ou a divertir aprendendo. Onde somos tratados lindamente que nos faz sentir parte de umafamília. Para mim o crescer agindo e uma família enorme para toda a vida, com excelentes educadoras, onde podemos estar com os nossos amigos. Eo sitio onde entramos meninos e saímos jovens preparados para a vida. Neste momento o crescer agindo para mim significa SAUDADE e memorias magnificas”
Carlos Mora (economia)

Deixe uma resposta

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>