APRESENTAÇÃO DO LIVRO “AO LARGO”

No passado dia 13 de Junho, O Padre Missionário José Maria Cardoso, um dos filhos mais ilustres regressou, a um Largo de onde partiu há já alguns anos atrás, para, sob o pseudónimo José d’Almansor, apresentar o seu mais recente livro “Ao Largo”.
 
Tendo como o anfitriã a Casa do Povo de Fermentões, a cerimónia de apresentação decorreu ali mesmo, no Largo, ao ar livre, que se engalanou da sobriedade que a simplicidade do autor “exigia” e, num ambiente bucólico que a noite abraçou, recebeu o público e muitas personalidades, sendo de destacar a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, do Vereador da Cultura Dr. José Bastos, o Superior Provincial dos Missionários do Verbo Divino Padre António Leite, o Presidente da Junta de Freguesia, Manuel Lopes, O Sr. Arcipreste de Guimarães e Vizela, o Pároco de Fermentões, Pe. Armando Luís de Freitas, o autor do prefácio do livro e nosso conterrâneo Doutor António Magalhães da Silva Ribeiro, para além dos líderes e representantes das diversas instituições da nossa freguesia.
 
No seu discurso de saudação e boas vindas, o Presidente da Casa do Povo, José Fernandes, referiu que era a primeira vez que a instituição editava um livro por  vontade expressa e generosidade do Pe. José Maria que, através da cedência dos direitos de autor, entendeu ajudar esta instituição que lhe é particularmente querida. Referindo-se ao autor como uma referência e um particular amigo, enalteceu as suas inúmeras qualidades, referindo serem uma osmose perfeita entre humanidade, altruísmo e filantropismo, qualidades que materializa na sua função enquanto homem e Padre missionário, aliás, como tem sido atestado ao mais alto nível através das distinções e condecorações que tem recebido, nomeadamente, a que lhe foi atribuída pelo Senhor Presidente da República na passagem do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas em 10 de Junho de 2012, onde foi condecorado com a insígnia “Oficial da Ordem de Mérito”. Sobre o livro, endereçou melhor análise para o autor do prefácio, embora tenha referido que, mais do que um livro, se trata de uma prova de vida(s). O Presidente José Fernandes, terminou a sua intervenção oferecendo um presente carregado de simbolismo ao Pe. José Maria – uma ostra em cristal, que na sua obra, simboliza o alcance de um patamar existencial muito particular, e também uma placa evocativa das bodas de prata, pelos 25 anos de sacerdócio.
 
Interveio seguidamente o Superior Provincial dos Missionários do Verbo Divino, que teceu considerações muito elogiosas sobre a obra e sobre o autor.
 
A intervenção da noite ficou a cargo do prefacista da obra e nosso conterrâneo Doutor António Magalhães. Com efeito, numa entoação emocionada e muito elogiada, fez uma análise profunda sobre a valia da obra e da personalidade do autor, referindo-o como um brilhante prosador e um dos mais respeitados filhos desta terra.
 
Coube a seguir a intervenção do Presidente da Junta que referiu o orgulho da comunidade de Fermentões no seu conterrâneo Pe José Maria, destacando o gesto altruísta pela cedência dos direitos de autor à Casa do povo.
 
De seguida interveio o autor que, na simplicidade cativante da sua personalidade, fez uma explanação da sua segunda obra e do porquê de ter destinado os proventos da mesma a favor da obra social da Casa do Povo, intervenção que mereceu um longo e sentido aplauso dos presentes.
 
Por fim, coube ao Sr. Presidente da Câmara encerrar a cerimónia, tendo tecido rasgados elogios ao autor e à sua obra literária e missionária, referindo que isso era um orgulho enorme para a Câmara Municipal que preside.
 
No final, o Pe José Maria ficou à disposição dos que (e foram muitos) pretenderam uma dedicatória especial autografada pelo autor.
 
Entretanto, no passado dia 05 de Julho, para quem não pôde estar presente no Largo, no Fórum FNAC do shopping de Guimarães, houve a oportunidade de uma nova apresentação e foi possível (re)encontrar a personalidade fascinante do autor e a sua obra. Nesta apresentação, esteve presente o autor do prefácio Doutor António Magalhães, bem o Presidente da Assembleia Geral da Casa do Povo Sr. José Ferreira Mendes, para além de outros elementos da Direcção, sendo de realçar um fórum bastante animado, quer pelas apresentações, quer pela curiosidade dos que tiveram a oportunidade de estar presentes.

Deixe uma resposta

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>