Monthly Archives Janeiro 2014

Onde Estamos

Casa do Povo

A Casa do Povo de Fermentões, Instituição Particular de Solidariedade Social, está localizada na Freguesia de Fermentões, Concelho de Guimarães, Distrito de Braga (junto à Estrada Nacional 101 a 2 km do centro da cidade de ​Guimarães. Está implantada em instalações próprias, ocupando uma área total de cerca de 12.000 m2, composta pelos seguintes equipamentos:

Mais

Grupo Folclórico

GF

O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Fermentões surgiu a 23 de Junho de 1973 no Festival de Roldes desta Freguesia. Desde essa data, tem vindo a dar a conhecer, de Norte a Sul de Portugal, e além fronteiras, os usos, os costumes e tradições das gentes da freguesia.

Mais

Museu de Agricultura

MUSEU

O Museu da Agricultura de Fermentões, que integra a Valência Cultural da Casa do Povo de Fermentões, está situado na freguesia de Fermentões, e dista cerca de 4 Km do centro histórico da cidade de Guimarães.
O edifício, que teve como seu patrono o pároco João Fernandes Machado, foi construído na década de quarenta para uma Escola

Mais

DESPORTO

DESPORTO

Bem vincado no ADN da Casa do Povo de Fermentões, o desporto constitui, desde sempre, uma das principais valências da instituição.
É através dele, nomeadamente pelo andebol, que a Casa do Povo de distingue na formação desportiva transversal a todos os escalões etários.

Mais

GAAS

GAAS

O Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social (GAAS) da CPF protocolado com o Centro Distrital da Segurança Social de Braga, surge no sentido de assegurar uma maior participação e responsabilização das instituições locais na Inserção Social, Profissional e Comunitária das famílias.

Mais

Centro de Dia/Convívio-SAD

CENTRO DE DIA

A população portuguesa, em linha com a realidade europeia, encontra-se cada vez mais envelhecida. E mesmo nós, que nos localizamos numa das regiões com população mais jovem de toda a Europa, começamos a sentir os efeitos do envelhecimento da população Este fenómeno de envelhecimento geográfico exige novas respostas para novas necessidades.

Mais

CATL/Crescer Agindo

CRESCER

O Centro de Atividades de Tempos Livres nasce da preocupação da nossa instituição em dar resposta há necessidade de ocupar as crianças e jovens, durante o período de trabalho de seus familiares, tendo em vista o seu desenvolvimento integral e a sua inserção na comunidade.

 

Mais

Creche-Jardim de Infância

JARDIM DE INFANCIA

As mudanças surgidas na estrutura familiar, resultantes da maior intervenção da mulher no mercado de trabalho, traduziram-se em novas necessidades sociais e na procura de equipamentos para crianças, que não podem estar com a família durante parte do dia.

É assim que surge, à semelhança de outras as respostas sociais idênticas, a Creche da Casa do Povo de Fermentões, um local onde a criança dos 4 meses aos 2 anos de idade é acolhida, amada e respeitada na sua originalidade e ajudada a crescer

Mais

Política da Qualidade

9001 + IQNet

A Casa do Povo de Fermentões é uma I.P.S.S., cujo universo da sua intervenção social visa contribuir para a qualidade de vida dos seus clientes (utentes) em particular e dos cidadãos em geral, entendendo-se por isso fundamental:

 

Mais

Como Surgiu a Casa do Povo

COR

29 de Janeiro de 1977, marca o início de um novo ciclo na vida associativa da Comunidade de Fermentões.O Excelentíssimo Sr. Secretário de Estado de então, Eng. Vítor Vasques, assina os Estatutos da Casa do Povo de Fermentões, anseio há muito esperado pela sua Comissão Instaladora.Herdou, então, esta Instituição (da década de 60) do Grupo de Teatro Gil Vicente, do Centro Católico de Cultura e do Centro Cultural e Recreativo de Fermentões, um património Cultural, Recreativo e Desportivo, altamente invejável.Por publicação no Diário da República nº 248, III Série de 25/10/2001, foi esta Instituição reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com efeitos a partir de 05/11/2001, nos termos e ao abrigo do Decreto-Lei nº 119/83 de 25/02.​

 

Mais