Categoria Museu de Agricultura

Homenagem ao Fundador do Museu de Agricultura

Homenagem ao Fundador do Museu – Jerónimo Ferreira
no 88º aniversário do seu nascimento

15025521_1251835371547116_3833302453684389994_o

No âmbito do Programa das Comemorações do 40º Aniversário da Casa do Povo de Fermentões, a instituição iniciou um Programa de Homenagem ao Fundador do Museu – Jerónimo Ferreira-, no passado dia 10 de Novembro, às 18,00 horas, no aniversário do seu nascimento, com a inauguração do Núcleo Museológico Temático – O LINHO -, na EB1 do Motelo.

15068508_1251826868214633_5455807564657515828_o

Familiares do homenageado Jerónimo Ferreira, alunos, Pais, Professores, Associação de Pais, Dirigentes, etc.. associaram-se a esta homenagem, presidida pelo Dr. José Bastos, Vereador da Cultura, da Câmara Municipal de Guimarães.

Foi então inaugurado o Núcleo Museológico Temático – O LINHO – do Museu de Agricultura, selado com a assinat...

Mais

Pica no chão

ALMOÇO

Mais

Feira da Terra

O Museu Da Agricultura Fermentões, da Casa Do Povo Fermentões, na Feira da Terra, organizada pela ADCL, São Torcato – Município de Guimarães.

Mais

Almoço Confraria

ALMOÇO

Mais

Programa Dia Internacional dos Museus

PROGRAMA

Mais

Dia Internacional dos Museus

convite

Mais

Festa Agricultor 2014

A Festa do Agricultor de Fermentões, apesar de “ameaçada” com o mau tempo, teve como é hábito, uma enorme afluência de publico nos três dias de celebração, e o ambiente em volta de todas as actividades, foi sempre de muita animação, e espírito característico deste evento.

Mais

Feira Afonsina – Ciclo do Linho

O cultivo e trabalho do linho foram praticados desde tempos muito antigos por todo o país, constituindo talvez a principal fibra utilizada na confeção de vestuário e roupa de casa. Manteve ao longo dos séculos um caráter artesanal e caseiro, provendo sobretudo ao consumo familiar, ou então servindo para pagamento de rendas e foros.

A região de Guimarães sobressaiu sempre pela qualidade dos seus fios de linho, que eram procurados nas feiras e mercados e mesmo vendidos em Espanha e Flandres. Fermentões não era exceção e ainda até há poucos anos se podiam ver campos semeados de linho nesta freguesia.

Mais uma vez o Museu da Agricultura da Casa do Povo de Fermentões estará presente na Feira Afonsina com a exposição sobre os trabalhos do linho em Fermentões...

Mais

Museu de Agricultura

O Museu da Agricultura de Fermentões, que integra a Valência Cultural da Casa do Povo de Fermentões, está situado na freguesia de Fermentões, e dista cerca de 4 Km do centro histórico da cidade de Guimarães.
O edifício, que teve como seu patrono o pároco João Fernandes Machado, foi construído na década de quarenta para uma Escola

Mais